25/06/2025 - 1:36

Trump diz que ataques dos EUA atrasaram programa nuclear do Irã por “muitos anos”

Durante a cúpula da Otan em Haia, nesta quarta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os recentes bombardeios a instalações nucleares do Irã atrasaram significativamente a capacidade do país de desenvolver armas nucleares. “Os ataques causaram grande destruição e atrasaram o programa iraniano em muitos, muitos anos”, declarou Trump.

A declaração contradiz um relatório preliminar da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, divulgado pela imprensa americana na terça-feira (24), que estima um atraso de apenas alguns meses no programa nuclear iraniano. O jornal The New York Times teve acesso ao documento, que aponta danos limitados nas instalações atingidas. Trump, no entanto, contestou o conteúdo e afirmou que o relatório “não estava finalizado”, insistindo que os locais foram “completamente destruídos”.

Trump também comentou sobre o recente cessar-fogo entre Irã e Israel, dizendo acreditar que o conflito chegou ao fim, mas alertou que os confrontos podem recomeçar. “Ambos os lados estão exaustos. Talvez voltem a lutar em algum momento, mas, por ora, acredito que a guerra acabou quando destruímos as instalações nucleares”, afirmou. Segundo ele, o Irã deve suspender suas atividades nucleares “pelo menos por enquanto”.

Fonte: G1

Compartilhar: